top of page

Tudo o que precisamos esquecer sobre o famoso Funil de Vendas

Atualizado: 28 de fev. de 2023




Depois de anos estudando o tão famoso funil de vendas o que mais me chama a atenção no modelo é que ele não tem fim. A quantidade de recursos que eu tenho que colocar neste mecanismo para manter o faturamento de uma empresa crescendo é sempre astronômico.


Como eu e você sabemos que não existe verba ilimitada para o departamento de marketing, temos que pensar em uma forma de melhorar o desempenho do sistema de vendas como um todo. Um funil que recebe infinitos clientes e que entrega apenas uma parte deles para o faturamento real é algo dispendioso e que não resolve o problema diário de vendas dos nossos pontos de atendimento.


Imagine você se trocarmos a imagem do funil para a de uma roda, em que damos um start inicial e por conta da qualidade dos elementos envolvidos no processo ela não para mais. Um movimento infinito em que depois de uma força inicial para dar a largada às demais partes do círculo apenas ajudam o processo a ser acelerado.


Se todas as partes do círculo, ou se todas as partes do nosso CATAVENTO, vamos chamar assim, estiverem recebendo energia para seguir rodando, a velocidade será sempre maior e portanto a quantidade de clientes será sempre maior. Eu preciso sim investir em tráfego, aliás esse é o meu trabalho e não estou aqui para tirar o emprego de ninguém, mas não posso seguir pedindo mais e mais recursos para gestão de tráfego pago. Se no dia a dia dos pontos de venda, cada contato for bem atendido pelo telemarketing, se cada novo cliente que chegar ao ponto de vendas tiver suas expectativas superadas pela equipe de atendimento, teremos uma nova força empurrando nosso círculo para frente. E essa nova força não cobra pelo seu trabalho.


Isso mesmo, nossos clientes que foram conquistados pelo pessoal do marketing, televendas e atendimento a um alto custo para a empresa, serão levados a uma experiência superior dentro dos pontos de vendas e seguirão falando bem dos nossos serviços e indicando nossa marca para outros consumidores.


Por outro lado, se uma das partes frear o CATAVENTO, por fazer de forma inadequada a sua parte dos trabalhos, sendo elas pessoas de marketing, televendas ou atendimento, teremos um freio redobrado no processo, uma vez que o cliente que teve uma má experiência conosco estará levando para sempre contra indicação para seu ambiente social e de trabalho. Isso mesmo, quem não fala bem de você poderá quando questionado indicar o concorrente ou ainda dizer de forma clara, não vá até aquela empresa.


QUANTO CUSTA UMA INDICAÇÃO?


Custa muito menos que um lead frio do google ou facebook ads, não perca a oportunidade de adquirir um garoto propaganda para a sua marca de forma gratuita e permanente, atenda bem em todas as etapas do processo com informações claras e sempre superando a expectativa dos clientes.


Aprenda nosso processo completo com o CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTOR DE TRÁFEGO, veja no botão:




bottom of page