top of page

Gestão Financeira em tempos de crise

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Em tempos de crise é natural que as incertezas de um momento que é inédito para todos nós nos tragam ansiedade e preocupação.

Ter uma boa gestão financeira e consequentemente uma boa organização das informações da nossa Empresa nunca esteve tão evidente. Não só para nos ajudar a passar por esse momento delicado como para nos preparar para a retomada do mercado.

Nosso trabalho é estar ao seu lado para te ajudar e orientar para juntos podermos superar essa fase e sairmos dela ainda melhores do que entramos.


No que a consultoria vai te ajudar?

Mesmo em períodos de crise, a consultoria propõe soluções inovadoras e diligentes ao negócio.

O processo de consultoria é composto por diversas etapas: desde um diagnóstico inicial, formulação da estratégia, até a execução do plano. Tudo isso faz com que o consultor conheça o seu negócio tão bem quanto você mesmo, inserindo mudanças eficazes.


O que devo fazer para me organizar em relação as despesas x receitas?

Em períodos de crise, um dos principais inimigos da empresa é o excesso de contas a pagar. Isso provoca um desequilíbrio no fluxo de caixa, promovendo mais saídas do que entradas de recursos financeiros. Dessa forma, a Empresa pega um caminho certo para o insucesso.

Há, no entanto, diversas medidas que uma consultoria pode auxiliar para reverter a situação da organização, revitalizando-a. Temos que renegociar contratos, condições de pagamentos entre outras situações. Condições que ajudam a melhorar o fluxo de caixa e consequentemente o fôlego que a Empresa precisa para superar os momentos ruins.


Como eu sei se o que estou negociando é o suficiente para me ajudar?

Essa é a importância de conhecer bem os números do negócio. Precisamos ter em detalhes todas as movimentações financeiras, para a partir disso saber qual caminho seguir. Quais são meus custos fixos? Quais são as obrigações (parcelas à pagar) que eu tenho para os próximos meses? Qual o meu caixa hoje? E por quanto tempo eu consigo honrar os meus compromissos se eu não vender nada nesse período? Essas respostas precisam estar claras e vão determinar a sobrevivência da Empresa. Quanto maior for o nosso caixa e quanto mais conseguirmos reduzir nossos custos, por mais tempo conseguiremos sobreviver em períodos de crise. A sugestão é que devemos sempre manter uma reserva de emergência equivalente à no mínimo 4 meses de nossos custos fixos sempre disponível para momentos como esse.


Funcionários. O que devo fazer?

Devemos sempre entender que cada caso é um caso. Não existe uma regra padrão.

Temos que pensar que a crise não vai durar pra sempre, mas não devemos esquecer de viver um dia de cada vez. Se não temos caixa nesse momento não temos muita solução e a orientação é diminuir ao máximo os custos. Desde que tudo seja feito dentro das leis trabalhistas para não assumir um risco ainda maior. O governo tem liberado linhas de crédito com algumas exigências de não demissão. Cada caso deve ser avaliado e nós estaremos aqui para ajudar na solução dessa questão.


Quais gastos devo reduzir?

Prioritariamente devemos nos concentrar em cortar os gastos não estratégicos, que são aqueles que não comprometerão a sobrevivência do negócio e nem nos impedir de vender.

Fazer uma faxina financeira é primordial. Nos livrar de mensalidades inúteis que pagamos no cartão de crédito e nem lembramos por exemplo. Tudo o que supérfluo deve ser eliminado e finalizando essa parte criar uma lista de prioridade dos gastos mais essenciais para sabermos qual podemos eliminar primeiro. Qual nos trará menos prejuízo comercial.


Linha de crédito é uma boa alternativa?

Em casos mais extremos de falta de fluxo de caixa sim! É uma boa alternativa e o governo tem liberado linhas de crédito subsidiadas. O que não podemos é cair no erro de tomar uma decisão em meio ao desespero e acabar criando um problema ainda maior no futuro. Principalmente através de financeiras e bancos tradicionais. Não é difícil cair em pegadinhas nesse momento de pessoas que se aproveitam da fragilidade da situação. E é aqui que a consultoria também pode te orientar e ajudar a escolher qual a melhor opção!

7 visualizações0 comentário
bottom of page