Você já ouviu falar sobre o efeito Halo e uma tendência que se chama viés de resultado? Esses dois fatores juntos levam a determinar o sucesso de um negócio, baseado na percepção que se tem do sucesso da pessoa que administra um negócio.
Isso quer dizer que se o administrador da empresa teve sucesso no passado ou em uma área especifica, automaticamente as pessoas acreditam que ele terá sucesso em um negócio futuro. Nesses casos ele é considerado um administrador fora da média, alguém com habilidades para alavancar negócios.
Quando isso acontece, normalmente as pessoas descartam a sorte, mercado, situação do globo e outros fatores que contribuíram para o sucesso, esquecendo que ele pode não atingir o sucesso em outras áreas.
O problema é quando o negócio começa a dar errado, pois o herói perde a fantasia e passa a ser considerado autoritário, inflexível e totalmente responsável pelo fracasso da corporação.
É necessário observarmos essas situações, pois elas trazem respostas sobre o comportamento humano, que são necessárias para o trabalho de marketing.
Se você tem sucesso, aparenta ter sucesso ou é reconhecido dessa forma, automaticamente as pessoas acreditarão que tudo que você fizer será bem sucedido.
Sendo assim, mova se em direção ao sucesso para vender sucesso.
Boa semana e boas vendas, Gil Celidonio
Comments